Toda pessoa magra é saudável?
Tanto o nível de aptidão física de uma pessoa quanto o seu peso são importantes para a saúde global. Um estudo realizado em 2012 mostrou que as pessoas com sobrepeso e obesidade não tinham risco maior de desenvolver ou morrer de doença cardíaca ou câncer em comparação com pessoas de peso normal desde que estivessem metabolicamente tão em forma quanto as pessoas magras.
Quando se trata de morte prematura, o que importa não é tanto quanto de gordura uma pessoa tem, mas sim o tipo de gordura. Gordura visceral, ou seja, aquela que está dentro e entre os órgãos como, por exemplo, gordura no fígado, é considerado metabolicamente mais prejudicial do que a gordura que fica logo abaixo da superfície da pele. A gordura visceral, que é incorporada mais profundamente dentro de músculos e órgãos, libera substâncias que podem perturbar o equilíbrio energético do corpo, transformando calorias em gordura.
Pessoas magras podem ter altos níveis de gordura visceral em seus tecidos, enquanto que os indivíduos com excesso de peso podem estar carregando mais gordura subcutânea e, portanto, poderia até mesmo ser metabolicamente mais saudável do que aqueles que são mais magros.
Por isso, mesmo quem for magro deve controlar a qualidade das calorias que ingere, o que pode ser feito com a ajuda de nosso diário alimentar virtual.
Comentários