Sim, alguns alimentos viciam!
Aquele desejo incontrolável por certos alimentos tem explicação: o vício, segundo o nutricionista Júlio Aquino, de Brasília, membro do American College of Sport Medicine e do Institute of Functional Medicine. Ele preparou uma lista dos quatro itens mais viciantes.
1. Sorvete
Por ser processado com gordura e açúcares, o sorvete é rico em triptofano, uma substância que relaxa o corpo. O problema em exagerar na dose é a alta dose de calorias no alimento, que pode provocar obesidade e até piorar processos inflamatórios do corpo, como artrites.
Felizmente, outros itens produzem o mesmo efeito do sorvete no corpo. São eles: alimentos com magnésio, como os que contêm óleo de prímula.
2. Doces em geral
Viciam pela alta dose de açúcar. Porém, consumir além da conta causa a formação exagerada de radicais livres, o que favorece processos inflamatórios do corpo. A boa notícia é que se você comer cereais integrais, como aveia e trigo, seu cérebro é enganado e a vontade louca pelo doce passa.
3. Batata frita
Não é à toa que elas são irresistíveis. Devido ao açúcar da batata, à gordura do óleo e ao sal, tornam-se viciantes para nosso organismo. O problema é que exagerar no consumo pode causar problemas no fígado e hipertensão.
Quando bater a vontade, substitua por carboidratos integrais com azeite. É mais saudável e sacia o vício.
4. Chocolate
O chocolate talvez seja o pior dos vícios. Segundo alguns estudos, ele relaxa tanto quanto alguns medicamentos psiquiátricos, graças ao triptofano e à feniletilamina, que vem do cacau.
Se você consumir até 30 gramas por dia, o chocolate não fará mal para seu organismo. Porém, prefira versão meio amarga, que também contém menos açúcar. Assim, você evita problemas ligados ao alto consumo calórico, como a obesidade.
Comentários