Queijos e dieta combinam?
Quem ama queijo considera simplesmente impossível se privar dessa delícia, mesmo em dias de dieta. Felizmente, eles podem ser incluídos no cardápio.
É consenso: queijos combinam com lanches, massas, aperitivos e até com algumas sobremesa… Um cheesecake no capricho, por exemplo, é difícil resistir, não é? E, é claro, em dias de dieta, o consumo dessa delícia precisa ser controlado – mas não é necessário riscá-lo completamente do cardápio. Basta ficar ligado nas calorias, proteínas e gorduras de cada tipo.
Generalizando, os queijos amarelos são mais calóricos e possuem maior quantidade de gordura e colesterol. As versões brancas, menos. Mas não é regra. Alguns exemplos são o roquefort, o gorgonzola e o brie, que não são amarelos e são ricos em gorduras e colesterol.
Veja abaixo o cardápio de queijos – do mais light ao mais gordinho:
- Cottage: Rico em proteínas do soro do leite (presentes também no Whey Protein) e cálcio. Bastante indicado para quem pratica esportes regularmente. Cada 50 g tem apenas 59 calorias.
- Ricota: Com baixo teor de sódio, de gordura e de colesterol, a ricota é indicado para quem está de dieta. Ela pode acompanhar saladas, sanduíches ou até incrementar patês. Cada 50 gramas de ricota tem cerca de 87 calorias.
- Queijo Minas: Apesar de estar em 3o lugar na lista de queijos mais lights, também tem baixos teores de gordura e colesterol. Existem ainda versões lights, que são ainda mais magras. Prefira o frescal ao padrão – 50 g dele tem 132 calorias.
- Muçarela: Quem está de dieta deve optar pela versão light e consumir de forma moderada. É fonte de proteína e cálcio. Em apenas 20 g de muçarela, você consome 65 calorias.
- Muçarela de búfula: Rica em cálcio e proteínas. E, por ser de búfala, é mais light do que queijos feitos com leite de vaca. Combina muito bem com salada. Em 20 g de muçarela búfala, encontramos 65 calorias.
- Queijo Prato: Apesar de ter sabor suave, é rico em sódio, gordura e colesterol. Pode também ter corantes, o que piora quadros de alergias.
- Provolone: Bem amarelado e duro, tem alta concentração de gordura e colesterol. Geralmente, é consumido como petisco. Não é proibido em dietas, mas deve ter seu consumo controlado. Um pedaço de provolone de 20 g tem 71,5 calorias.
- Brie, gorgonzola e roquefort (respectivamente): São queijos gordurosos e oleosos, esbranquiçados por fungos. E, apesar de serem fontes de proteínas e cálcio, precisam ser consumidos com moderação. Fique ligado: 20 g de brie tem 73 calorias, a mesma quantidade de gorgonzola tem 96 calorias e uma fatia de roquefort tem 71 calorias.
Comentários