O que é melhor: cortar gorduras ou carboidratos?
De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos, cortar gorduras da dieta é mais efetivo do que cortar carboidratos! Ou não?
O estudo e os resultados podem ser vistos no site científico Cell Metablism.
O National Institutes of Health, em Maryland (EUA), analisou um grupo de pessoas com dietas controladas e que realizava atividades físicas paralelamente e mostrou que, melhor que reduzir a quantidade de calorias é reduzir a ingestão de gordura. Dessa forma, o emagrecimento é mais rápido.
Claro que cortar carboidratos também traz resultados positivos, mas quando há corte de alimentos gordurosos, os resultados são melhores, explica Kevin Hall, do National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases, nos Estados Unidos, responsável pela pesquisa.
Como foi o estudo?
O estudo teve duas fases. Na primeira, 19 pessoas consumiram 2,7 mil calorias por dia. Então, na segunda fase, por duas semanas, testaram dietas que cortavam as calorias, reduzindo gordura e reduzindo carboidratos.
Ainda: foram analisadas as quantidade de oxigênio e gás carbônico expelidos pelos participantes e também a quantidade de nitrogênio na urina deles. Tudo isso para medir os processos químicos do organismo.
Resultado: sete dias de dieta e o grupo que cortou gorduras perdeu 80% a mais de peso do que o grupo que cortou carboidratos.
Isso é suficiente para concluir algo?
Não! E próprio estudo avisa que, no médio prazo, a perda de peso tenderá a ser igual.
Aí fica a nossa dica para você: a melhor dieta é aquela à qual você consegui seguir com menos sofrimento. Não adianta nada fazer uma dieta de baixa gordura se você não consegue se adequar a ela. O melhor caminho é você conversar com seu médico ou nutricionista e juntos definirem o melhor plano de dieta para você.
Comentários