Manter diário alimentar ajuda no emagrecimento
Todo mundo sabe que emagrecer é difícil e, por isso, estamos sempre buscando formas de facilitar esse processo para conseguir perder peso rápido, com saúde e, claro, sem sacrifício. Um dos métodos que contribui muito para este objetivo é a adoção de um diário alimentar. A técnica de anotar tudo o que se come é indicada por inúmeros programas de emagrecimento, que acreditam que, ao ter total consciência de tudo que está ingerindo, a pessoa consegue ter um controle maior sobre sua alimentação.
“Um simples diário alimentar pode fazer a diferença no emagrecimento e aumentar o engajamento no processo de eliminação de peso”, defende Roberta Stella, nutricionista.
Uma pesquisada publicada no American Journal of Preventive Medicine, em 2008, revelou que dentre 1.685 americanos com sobrepeso ou obesidade, aqueles que utilizaram o diário alimentar, em média, seis dias por semana eliminaram duas vezes mais peso do que aqueles que preencheram o diário uma ou menos vezes por semana.
Como funciona
O automonitoramento alimentar consiste em anotar todos os alimentos ingeridos ao longo do dia e suas quantidades. É normal que, durante alguma atividade corriqueira, acabemos comendo uma balinha ou doce sem nem perceber. Ao anotar todas estas ingestões, é possível ter noção de todas as calorias extras ingeridas nestas pequenas refeições e, assim, manter um controle maior.
Segundo Roberta, o método funciona porque:
- Ao anotar os alimentos consumidos, o indivíduo consegue ter maior controle sobre a quantidade ingerida e a frequência com que se come;
- É possível visualizar os erros, tornando mais fácil se conscientizar e tornar a alimentação mais saudável;
- Ter uma ferramenta para anotar os alimentos consumidos no dia aumenta a noção da própria responsabilidade para o sucesso do emagrecimento e, portanto, aumenta o engajamento com o objetivo proposto.
Quem é assinante do ContaCal já tem a ferramenta perfeita para anotar suas refeições e controlar a quantidade e a qualidade das calorias ingeridas.
Fonte: itodas
Comentários