Diet ou light? Qual produto escolher?
Se você ainda tem dúvidas sobre a diferença de produtos light ou diet, fique ligado para não errar mais na escolha.
Refrigerantes, sucos, sobremesas, biscoitos e diversos alimentos podem ser encontrados em linhas light e diet. Esses alimentos acumulam venda anual de US$ 2,3 bilhões, de acordo com a Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos). Apesar disso, pouca gente entende a diferença entre cada versão – e para que casos cada produto é recomendado.
Produtos dietéticos
Os produtos dietéticos, por exemplo, ao contrário do que muitos pensam, não são direcionados para quem quer perder peso. Eles apresentam pouca diferença no número calorias, quando comparados à versão original.
Isso porque, para manter o sabor doce, ou aumenta-se as quantidades de gorduras ou coloca-se adoçantes.
Esses alimentos são indicados para quem não pode consumir açúcar, como diabéticos ou portadores de outras doenças específicas.
Produtos light
Esses possuem redução de nutrientes quando comparados aos produtos originais. Pode ser de calorias, açúcares, gorduras ou sódio.
Por isso, é preciso ficar atento ao rótulo. Nem todo produto light ajuda a emagrecer – alguns possuem pouca redução calórica, mas muita redução de sódio, por exemplo. Não raro encontra-se produtos light com muito açúcar.
E os produtos zero, como são?
Outra categoria, mais nova do que a de produtos diet e light, é a de produto zero. A promessa nesse caso é a isenção de açucares e a redução de calorias (ou nutrientes), quando comparados ao produto original.
Pode ser consumido por diabéticos (se não tiver açúcar) e por quem quer perder peso.
Consulte sempre um especialista
O mais importante é seguir recomendações de um nutricionista ou médico para escolher o melhor produto para seu caso. E sempre ficar atento aos rótulos dos produtos para conhecer bem o que você está consumindo. Sua saúde agradece!
Comentários