Como escolher os produtos certos no supermercado
As embalagens dos produtos são ricas em informações que podem ajudar a sua dieta. Mas é possível ir além delas na hora de fazer as compras.
1. Aprenda a ler os rótulos
Você sabia que os ingredientes estão listados no rótulo por ordem decrescente de quantidade? Quase ninguém sabe dessa informação e ela é muito útil para você controlar o que anda comendo. Por exemplo, se for comprar pão de forma integral, veja se a farinha integral vem antes da branca, assim você confere se, de fato, o produto é integral.
E fique ligado: sacarose, glicose, xarope de milho – são todos indicativos de que tem açúcar no produto!
2. Biscoitos e bolos
Opte sempre pelos menores pacotes. Assim, você não corre o risco de comer tudo de uma vez. Ah, versões integrais são mais saudáveis.
3. Pães
Há duas formas de escolher o melhor pão: optar pelo mais rico em fibras, como integral e de centeio; ou pelos mais pobres em gordura, como as ciabatas e pães sírios.
4. Queijos
O cottage é o mais rico em cálcio e proteínas. Após ele, temos o requeijão light, seguido pelo cream cheese light.
5. Frios
Prefira sempre os de carne branca. O mesmo vale para embutidos – se não tiver como evitá-los, opte pelos produtos à base de aves, que têm menos colesterol do que os de porco.
6. Vegetais congelados
Eles são bastante práticos, porém, não descongele a embalagem inteira de uma vez para depois congelar novamente. Esse processo rouba nutrientes. Tire do freezer apenas a porção que comerá no dia.
7. Tortas
Elas são uma delícia, mas a maioria leva muito creme de leite e manteiga no preparo. Procure sempre a versão light de folhados, tortas e quiches.
8. Conservas
Você é fã de enlatados? Saiba que eles não são proibidos, mas por ficarem imersos em água, perdem parte de seus nutrientes.
9. Temperos prontos
Evite-os a qualquer custo. O melhor tempero é o que você prepara em casa, com ervas, azeite, limão e uma pitada de sal.
Comentários