Qual o melhor sal para usar na comida?
Ele começou a ser utilizado na culinária não por dar sabor aos alimentos, mas por seu potencial sanitário. Com um forte poder esterilizador, o sal conservava a comida, impedindo a reprodução de bactérias. Mas esse aliado inicial da saúde agora está sob a mira das entidades médicas.
Associado a uma série de problemas, entre eles a hipertensão, o sal foi alvo de uma ação recente da American Medical Association. A entidade pediu à FDA (agência responsável pela regulamentação de alimentos e remédios nos Estados Unidos) que mudasse o status do sal, até agora considerado uma substância de consumo seguro. Além disso, a associação quer reduzir pela metade a quantidade de sódio em alimentos processados ou servidos em lojas de fast-food.
E qual é o melhor sal para se usar na comida?
O melhor sal para consumo diário para uma pessoa saudável (que não tem pressão alta ou qualquer outra doença que exija restrição de sal) é o sal marinho.
O sal marinho é o sal sem refinamento, ou seja, integral. Contém aproximadamente 84 minerais que são eliminados durante o processo de refinação.Ele é mais escuro e o seu sabor é menos salgado que o do refinado – o sal marinho tem um leve sabor adocicado.
Sal diet ou light contém 50% de cloreto de potássio e 50% de cloreto de sódio. Ele tem um leve sabor salgado e deve ser utilizado por recomendação de um nutricionista ou médico.
Obs: Além do sal que colocamos nas preparações, devemos levar em conta o sal intrínseco dos alimentos, ou seja, o sal que os alimentos “in natura” contém e o sal usado nos alimentos industrializados.
Comentários