Por que junk food vicia?
Já falamos sobre junk food causar vício e dependência em dois posts anteriores, “Junk Food Vicia” e “Comida Pode Ser Viciante?” mas por quê corremos o risco de ficar viciados em junk food?
Se o ganho ou a perda de peso é impulsionado pelo comportamento, então temos que nos perguntar: o que causa esse comportamento? Tudo o que fazemos, todas as nossas emoções e impulsos primitivos, são regidos por hormônios e neurônios no cérebro. Sempre que tomamos a decisão de fazer alguma coisa, como comer um doce ou ir dormir, essa decisão tem uma base fisiológica e bioquímica.
O fato é que alguns alimentos mudam nossos hormônios e nosso comportamento. Junk food afeta alguns hormônios como a insulina, a leptina e a dopamina de uma forma que causa uma pressão bioquímica em nossos cérebros capaz de alterar nosso comportamento para comer mais, exercitar menos e, eventualmente, tornar-nos doente.
Quando você se torna viciado em alguma coisa, você perde a sua liberdade de escolha.
As crianças são expostas a estes alimentos que causam dependência quando eles ainda são muito jovens. Alguns deles crescem obesos e viciados em junk food. Para alguém que é viciado, a reversão não é uma simples questão de tomar uma decisão e exercer disciplina. Superar um vício pode ser extremamente difícil e algumas pessoas podem nunca ter sucesso, não importa o quanto elas tentem.
As empresas de junk food são piores do que as empresas de tabaco já foram. Seu marketing mais agressivo é para as crianças, que são transformados em viciados em uma idade muito jovem e acabam obesos e diabéticos. Em nossa opinião, as crianças devem ser protegidas contra estes alimentos que causam dependência da mesma maneira como eles são protegidos de drogas, álcool e tabaco.
Como cortar o vício?
Um dos maiores erros é assumir que todas as calorias são as mesmas e que o ganho de peso é uma simples questão de comer demais, se exercitar pouco. Nós do ContaCal sabemos disso e, por isso, criamos o sistema de cores que ajuda a diferenciar as calorias boas das ruins.
O Dr. Neal Barnard, médico e professor adjunto de medicina da George Washington University School of Medicine, sugere que, para aqueles que se sentem viciados em algum tipo de comida como doces e junk food, deve-se fazer uma ruptura completa desses alimentos, normalmente aqueles que estão marcados aqui no ContaCal como calorias vermelhas. segundo Barnard, a ruptura completa funciona muito melhor do que tentar comê-los com moderação. Ele argumenta que ficar completamente longe de um alimento por três semanas, muitas vezes resolve o problema. “Ao fim de três semanas, seu gosto terá mudado”, diz ele. “Você não vai mais querer tanto aquela comida.”
Quando fizer essa ruptura, não espere qualquer um dos sintomas de abstinência que são frequentemente associados com outros vícios. “Às vezes, uma pessoa diz para mim: ‘Quando eu parar de consumir açúcar, sinto letárgico e deprimido”, diz Barnard. “Mas os sintomas de abstinência não são essenciais para a definição de um vício em comida.”
Além disso, não se surpreenda se você reincidir. “Você pode esperar algumas recaídas, o que faz parte do processo”, diz Barnard.
Comentários