O que é, afinal, a Dieta Dukan?
Se você luta contra a balança, certamente, já ouviu falar no Método Dukan, ou Dieta Dukan. Criada pelo nutrólogo francês Pierre Dukan, autor de mais de 19 livros, o plano é uma reeducação alimentar que visa a perda constante de peso, quando associado a caminhadas. As regras da dieta também incluem o consumo de farelo aveia e a ingestão de, pelo menos, 2 litros de água por dia. Já a lista de alimentos permitidos é grande e chega a 100!
Caminhada
Sem ela, o resultado não será o mesmo. Entre 20 e 30 minutos diários são suficientes, em ritmo moderado.
Farelo de aveia
Alimento rico em fibras, nos dá sensação de saciedade, além de estimular o intestino a funcionar melhor. Várias receitas da Dieta Dukan contam com este ingrediente, que ainda diminui a absorção de açúcares pelo corpo.
100 alimentos
Os 100 alimentos do cardápio Dukan se dividem em 4 fases:
- Ataque: Só proteína, é permitido comer carnes vermelhas magras, aves e peixes. Frutos do mar também estão liberados. Ovos, laticínios (sem gordura) e iogurtes desnatados (sem gordura) também.
- Cruzeiro: Hora de acrescentar legumes e verduras aos alimentos acima. Atenção: batata e mandioca continuam proibidas.
- Consolidação: Acrescente carboidrato e lipídeos. Agora, você já poderá comer frutas, pão integral, queijo, arroz integral e feijão – moderadamente.
- Estabilização: Hora de comer de tudo! Porém, há uma regrinha a ser seguida pelo resto da vida. Uma vez por semana, coma apenas proteínas puras. Todos os dias, consuma 3 colheres (sopa) de aveia. Caminhe, caminhe e caminhe, sempre!
Comentários