Gordura saturada pode causar doenças cardiovasculares?
Quando escrevemos o artigo sobre os diferentes tipos de gordura, dissemos que por mais de meio século a gordura saturada, aquela encontrada na manteiga, laticínios, carnes vermelhas gordas, ovos, em alguns frutos do mar e no óleo de coco, tem sido considerada como um nutriente mortal que entope as artérias e provoca doenças cardíacas mas que, apesar da má reputação que a gordura saturada imerecidamente ganhou, ela suporta muitas das funções críticas do corpo e por isso sua ingestão com moderação é recomendada em toda dieta saudável. Isso gerou um comentário de uma nutricionista preocupada com as dicas e informações que passamos aqui no ContaCal para nossos usuários.
Aqui no ContaCal estudamos bastante os temas nutrição e alimentação saudável e conversamos frequentemente com vários nutricionistas, não só brasileiros como de outros países, para podermos oferecer sempre a melhor informação para nossos usuários. Nesse artigo vamos mostrar algumas matérias e estudos que justificam a nossa recomendação do uso com moderação das gorduras saturadas para manter uma alimentação saudável e balanceada.
O tópico “gordura saturada ser causa de doenças cardiovasculares” é de fato bastante controverso. Tão controverso que existe até uma página na Wikipedia falando sobre essa controvérsia. E acabou virando foi matéria da NBC americana.
Um artigo muito interessante publicado no periódico americano Nutrition, dedicado a publicar artigos técnicos com os avanços na pesquisa em nutrição, diz que as evidências são insuficientes para definir gordura saturada como causa de doenças cardiovasculares.
Em um outro artigo do site Dairy Nutrition, dedicado ao tema nutrição e saúde dos produtores de leite canadenses, que tem por colaboradores mais de vinte nutricionistas canadenses, há também a informação de que não evidências de que gordura saturada causa doenças cardiovasculares e que, por outro lado, que os fatores associados a doenças do coração incluem o uso de gordura trans e de alimentos com alto índice glicêmico.
Um outro artigo muito interessante de um estudande de medicina da Islândia apresenta uma série de dados científicos de pesquisas que foram feitas com grupos de pessoas que comparam pessoas que fazem dietas com pouca gordura versus pessoas que fazem dietas com pouco carboidrato onde o consumo de gordura trans é liberado. Em todos as pesquisas o grupo de pessoas que usou uma dieta de pouco carboidrato teve uma redução de peso maior que o grupo que usou dieta de pouca gordura. Do ponto de vista de fatores de risco, todas as pesquisa mostraram que as pessoas em dietas de pouco carboidrato não tiveram alteração no LDL (o colesterol ruim). Já o HDL (o bom colesterol) aumentou nos grupos de pessoas usando a dieta de pouco carboidrato. E os Triglicérides diminuiram em todos os grupos de pessoas usando dietas de pouco carboidrato.
De onde veio essa afirmação de que gordura saturada causa doenças cardiovasculares?
Você deve estar se perguntando de onde veio essa afirmação de que gordura saturada causa doenças cardiovasculares? Veio de um estudo de um cientista americano chamado Ancel Keys que conduziu uma pesquisa entre 1958 e 1964 com a população 7 países procurando relacionar consumo de gordura com mortes causadas por doenças cardiovasculares.
Na década de 1970 esse estudo ganhou capa da revista Time e acabou gerando recomendações alimentares limitando o consumo de carne, leite e outros alimentos com altos índices de gordura saturada. Com isso a pessoas acabaram trocando alimentos com proteína (e com gordura saturada) por alimentos com carboidrato:
Essa troca de proteína (com gordura saturada) por carboidratos a partir de 1970 aconteceu ao mesmo tempo em que houve um aumento na diabete, na obesidade e na incidência de doenças cardiovasculares:
Então o estudo de Ancel Keys estava errado?
O estudo não estava errado, mas incompleto. Incluindo mais países no gráfico que relaciona consumo de gordura com incidência de doenças cardiovasculares, fica mais difícil tirar a mesma conclusão que Ancel Keys tirou:
Concluindo
Com isso fica claro que gordura saturada não é tão prejudicial quanto se pensava antigamente e que, ao contrário, deve ser inserida com moderação nas nossas refeições para garantir uma alimentação saudável e equilibrada.
Comentários